• Dr Alessandro Prudente

Vasectomia: Chegou a hora de fechar a fábrica??

Olá meu amigo! Nesse texto vou abordar alguns aspectos da cirurgia para evitar os filhos no homem (vasectomia), cujo interesse, recentemente, tem crescido muito, principalmente, pelo fato de ser tão efetiva e bem mais simples que a cirurgia realizada na mulher (laqueadura tubária).


Quais as principais características da vasectromia?

A primeira coisa a ser dita é que a vasectomia é definitiva, ou seja, se você pensa em ter filhos futuramente ou mesmo não descarta a idéia, sugiro fortemente que procure outro método contraceptivo. Embora exista a reversão da vasectomia, os resultados desse tratamento não são muito animadores.

A vasectomia é uma cirurgia de pequeno porte, pois o paciente não precisa sequer ficar internado. Vai para clínica ou hospital, realiza o procedimento em cerca de 30 a 60 minutos e logo após vai para casa. Recebe apenas anestesia no escroto (bolsa que segura os testículos) e portanto não interfere em sua consciência, embora não se recomende que o paciente, após o procedimento, dirija carro ou retorne para casa de moto, bicicleta, cavalo e etc, com intuito de evitar o trauma local.


Como é a recuperação da cirurgia de vasectomia?

A recuperação desse procedimento exige que o paciente fique entre 24 e 72 horas em repouso fazendo os cuidados locais que são prescritos, tais como compressas com gelo e uso de medicamentos. As atividades físicas extenuantes como pegar peso, praticar esportes e relação sexual são recomendados após a cicatrização que ocorre em torno de 30 dias.


Mitos e verdades sobre a vasectomia!!

Existem muitos mitos associados a vasectomia. Essa cirurgia NÃO muda a vida sexual do homem, ou seja, não interfere no desejo sexual, nem na ereção, nem no orgasmo e nem mesmo na ejaculação, pois embora não existam mais os espermatozóides no sêmem que é ejaculado, cerca de 90% do seu volume é produzido na glândula seminal e próstata e portanto estão inalterados após a secção do canal deferente (vasectomia).


Quando posso suspender meus métodos contraceptivos?

Quanto a liberação para realizar relação sexual sem outros métodos contraceptivos é importante lembrar que cerca de 3 meses após a cirurgia, o paciente fará um exame (espermograma) que comprovará que não há mais espermatozóides no líquido seminal e só após isso é liberado dos outros métodos.


Como saber se posso fazer a cirurgia de vasectomia?

Finalmente, comumente surgem dúvidas sobre a legislação federal acerca do planejamento familiar. Segundo lei vigente, homens com mais de 25 anos ou dois filhos podem se candidatar ao procedimento, contanto que esperem 60 dias entre a sua solicitação e a realização da cirurgia. Nesse período recomenda-se que o casal tenha acesso a equipe multiprofissional que explique todos os métodos para evitar filhos disponíveis (reversíveis e irreversíveis), sempre buscando evitar a esterilização definitiva precoce.

Espero que esse resumo tenha ajudado! Se ainda restam dúvidas, me escreva em um dos meus canais!!Será um prazer, esclarecer dúvidas e quem sabe trazer essas respostas nos próximos textos!

#vasectomia, #dralessandroprudente, #urologiahojeemdia, #contracepção

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Agende sua Consulta
Itajaí
Clínica Médica Fazenda
(47) 3348-8855
(47) 9 9769-7653
Av. Sete de Setembro, 2087,
Fazenda, Itajaí - SC
Outros Canais 
LinkedIn