• Dr Alessandro Prudente

Homem também tem menopausa??

Atualizado: 13 de Jul de 2020

Saiba se você está sendo atingido por esse problema.

Você percebeu que o desejo sexual reduziu (libido)? 😞

Você notou que a ereção já não é a mesma de anos atrás?😅

Percebeu uma sensação de fraqueza e falta de disposição para o dia a dia?🥺

Notou que a concentração e a memória andam falhando??🤔

Então, meu amigo, esse post é para você. 😃

Vou resumir aqui achados comuns dos problemas hormonais em homens.

A testosterona (e seus derivados orgânicos) é o principal hormônio do homem. Ele é produzido principalmente pelos testículos (aquelas bolinhas que ficam dentro do saco (escroto)).

Esse hormônio é responsável por dar força muscular e fazer com que homens, de uma maneira geral, sejam maiores, em altura e peso, que as mulheres. Também é hormônio importante para a vitalidade, para os ossos e para nossa capacidade de raciocínio, concentração e até para a memória. Estudos recentes mostraram que homens com níveis normais de testosterona têm menos chance de serem vítimas de infarto e derrame (AVC).

Apesar de todas essas ações, é em nossa vida sexual que a testosterona causa seus principais efeitos. Ter níveis normais de testosterona garante a homens de qualquer idade a manutenção do desejo sexual, melhora a ereção (junto com outros fatores), melhora a ejaculação, a sensação de prazer e, caso o hormônio tenha sido produzido pelo próprio organismo, melhora até a produção de espermatozóides para ter filhos.

Portanto, agora você já sabe a importância da Testosterona à sua saúde!!

Mas respondendo a pergunta....... Os homens não tem uma "menopausa" propriamente dita, ou seja, um período na vida em que seus hormônios sexuais caem em grande quantidade e em curto período de tempo. No entanto, sabemos que após os 40 anos de idade, o homem sofre modificações em seu corpo e os níveis de testosterona começam a cair lentamente. Para alguns, essa queda será mais intensa ou mais rápida e poderá causar esses sintomas, que descrevi no início. Essa doença é chamada pelos médicos de hipogonadismo.

Quer saber mais sobre hipogonadismo?? Causas? Como diagnosticar? Tem tratamento?

Não perca o próximo post da série!!!! 😉