• Dr Alessandro Prudente

Doutor, acho que preciso de testosterona!!!

Atualizado: 13 de Jul de 2020

Olá meu amigo, ansioso pelo próximo capítulo da série sobre hipogonadismo?? Fique tranquilo, chegou a hora!! Após falar um pouco sobre sintomas e diagnóstico, hoje farei uma breve revisão dos tratamentos mais comuns.





Como sei que preciso repor testosterona? 🤔

É importante dizer que o tratamento de reposição de testosterona está indicado apenas para os homens que apresentam os sintomas de hipogonadismo (distúrbios sexuais, fraqueza muscular, problemas de concentração, memória, etc) associados aos baixos níveis de testosterona no sangue. Eu quero dizer que os estudos científicos não demonstraram benefícios nesse tratamento para homens que tenham os níveis normais da testosterona ou que não tenham sintomas.


Tem comprimido de testosterona?😷

Infelizmente, a testosterona via oral não é efetiva. Portanto, as únicas apresentações recomendadas são as injeções intra musculares, os géis de testosterona ou o spray nasal. As injeções podem ser utilizadas a cada 3 semanas ou a cada 3 meses, dependendo da apresentação da medicação. O gel e o spray precisam ser usados diariamente.


Quanto tempo devo usar a testosterona? ⏰

Infelizmente, não existe uma cura definitiva para o hipogonadismo. Assim, uma vez que se inicie a medicação é necessário que o uso seja contínuo e prolongado, podendo durar a vida inteira. No entanto, se houver necessidade de interromper o tratamento, não há maiores consequências para o paciente a não ser o possível retorno dos sintomas.


É muito caro fazer tratamento com testosterona?🤑

As apresentações disponíveis (gel, spray e injeção) se assemelham no custo mensal do tratamento que gira nos preços atuais (junho/2020) entre 100 e 200 reais mensais. Também é possível usar alguma apresentação manipulada em farmácias de confiança.


Quanto tempo depois do início do tratamento eu sentirei os benefícios?💪

O efeito da testosterona é cumulativo e normalmente após as primeiras semanas é possível notar a diferença. No entanto, você ainda observará melhoramentos ao longo do tempo. A primeira reavaliação médica e laboratorial costuma ser feita após cerca de 3 meses.


É possível ter filhos usando testosterona?? 🐣

O uso de testosterona é contra indicado para homens que estão tentando ter filhos, pois a medicação irá inibir a formação dos espermatozóides pelos testículos. No entanto, a boa notícia é que existem alguns medicamentos que podem ser usados para ajudar a repor a testosterona e não inibir a produção de espermatozóides até que o homem consiga atingir seu objetivo.


Quer saber mais??? aguarde o próximo (e último😢) episódios quando falaremos sobre riscos e cuidados com esse tratamento


#dralessandroprudente, #urologiahojeemdia, #testosterona, #hipogonadismo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Agende sua Consulta
Itajaí
Clínica Médica Fazenda
(47) 3348-8855
(47) 9 9769-7653
Av. Sete de Setembro, 2087,
Fazenda, Itajaí - SC
Outros Canais 
LinkedIn