• Dr Alessandro Prudente

Mulheres também consultam com Urologista?

Atualizado: 13 de Jul de 2020

Essa é uma das dúvidas mais frequentes que recebo em meu consultório e canais de comunicação. A origem para essa dúvida é que, popularmente, o urologista é "o ginecologista dos homens", ou seja, o médico de referência para a saúde masculina.

É verdade que a maioria dos problemas de saúde que tipicamente acometem os homens, como as doenças da próstata por exemplo, são mesmo tratadas pelos urologistas. No entanto, a urologia é uma especialidade bem ampla dentro da medicina.

Conceitualmente, o urologista é um cirurgião que se especializa em doenças do trato urinário (rins, bexiga e uretra(canal da urina)) e do aparelho reprodutor do homem. Assim, algumas doenças acometem ambos os gêneros, como as pedras nos rins, por exemplo. Além disso, algumas doenças urológicas são classicamente mais observadas em mulheres tais como incontinência urinária (urina solta), infecção urinária de repetição e urgência urinária (Bexiga hiperativa).

Concluindo, mulheres podem e devem ir ao urologista sim! Todos os problemas urinários nas mulheres receberão cuidado de um médico urologista. Por isso, não perca tempo. Agende sua consulta e faça sua avaliação!!



#mulhernourologista #urologia #urologiahojeemdia #dralessandroprudente

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo